terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como cuidar de cabelos descoloridos .

Muito bem, no post passado eu ensinei a descolorir e nesse agora vou ensinar a tratar.Quando seu cabelo é descolorido, esse procedimento meio que tira tudo de dentro dele.Por isso seu cabelo deve estar pelo menos medianamente bem para poder fazer , e logos após você vai reparar que vai estar bem seco, e meio duro.Calma Você não vai precisar vender um rim para ter cabelos saudáveis novamente.Você só precisa usar os produtos certos.

Depois de descolorir seu cabelo precisa de 3 palavrinhas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

HIDRATAÇÃO:
Seu cabelo precisa repor a umidade, para que ele fique macio ao toque e não se rompa facilmente.
A hidratação serve para repor a umidade dos fios, e sela-los deixando-os mais macios, fáceis de pentear e brilhantes. Para que para os cabelos ficarem macios e brilhantes é necessários que se feche as cutículas. Isso faz com que os fios ganhem mais brilho.

Use: Semanalmente, escolha o melhor dia da semana para você e torne esse dia o dia da Hidratação.

Como fazer:
Lave com um xampu hidratante( seu cabelo não precisa sofrer mais depois de uma descoloração com um xampu anti resíduos, só use depois de pelo menos 1 mês após a descoloração)
Aplicar a máscara de hidratação, enluve os fios ( massagem para distribuir o creme nos fios) coloque uma touca plastica ou touca térmica* e espere de  15 a 30 minutos, e enxague.
Aplique um leave-in ou protetor térmico.Evite escovar ou pranchar.

NUTRIÇÃO:
Não confunda com hidratação,seu cabelo precisa repor a oleosidade natural, que vai prevenir a quebra do fio.Sabe aqueles cremes que tem óleo de argan,de abacate, azeite, tutano ,de amêndoas de muru-muru, de caritê entre outras?São os exemplos de agentes nutritivos.

Quando usar:Faça 1 vez por semana ,durante o primeiro mês após a descoloração.


Como fazer:
Lave com um xampu hidratante( seu cabelo não precisa sofrer mais depois de uma descoloração com um xampu anti resíduos, só use depois de pelo menos 1 mês após a descoloração)
Aplicar a máscara de nutrição( você pode adicionar algum óleo ou manteiga nutritiva), enluve os fios (massagem para distribuir o creme nos fios) e coloque uma touca plastica ou touca térmica* e espere de  15 a 30 minutos, e enxague.
Aplique um leave-in ou protetor térmico.Evite escovar ou pranchar.



RECONSTRUÇÃO:

Quando você descolore vai notar que seu cabelo vai afinar um pouco porque  muita queratina do interior do fio terá sido retirada.
Por favor não ache q só dando uma dessas progressivas que tem queratina seu cabelo vai voltar ao normal.Ele precisa de muito mais do que isso.Faça cauterizaçõe caseiras e frias( sem secador ou chapinha).Depois pode passar para quinzenal e dai só umas vez por mês.

Enfim,como o nome já diz, reconstruir, mas reconstruir o que?Vamos a nossa aulinha de tricologia (não durma rs)
O nosso cabelo é formado por queratina, que é composta por 19 aminoácidos.O reconstrutor tem ph ácido.
As agressões naturais diárias que sofremos( Sol, vento, pentear errado) associadas as agressões que nós provocamos como coloração, descoloração, progressivas , relaxamentos e alisamentos nós perdemos alguns desses aminoácidos que precisam ser repostos.
Toda reconstrução tem Queratina na fórmula mesmo que não esteja explicito na embalagem.

Quando usar:Faça 1 vez por semana ,durante o primeiro mês após a descoloração.

Como fazer:
1º Lavar com Shampoo anti-resíduos** ou Shampoo da mesma linha do Reconstrutor e retirar o excesso de agua com a toalha.
2º Aplique o spray de queratina ou a queratina liquida  por todo o cabelo capriche nas pontas.Não enxague.
3º Aplicar a máscara reconstrutora, espere 20 minutos e enxague.
4º Reaplique o spray de queratina por todo o cabelo mas dessa vez em menor quantidade ,não enxague.
5º Use um leave in.Não utilize secador ou prancha.
6º Hidrate no dia seguinte.

O excesso de Reconstrução/Cauterização faz tão mal quanto não reconstruir, pois o excesso de queratina endurece o fio  como se fosse  um grafite tornando-o facilmente quebrável. Nada de exageros. Hidratação sempre!

2 comentários:

Shan disse...

adorei suas dicas, acabei de descolorir o meu cabelo e estava perdida em como cuidar dele, obrigada :)

Anônimo disse...

amei as dicas foi muito util pra mim